COPA BAIANA DE MANOBRAS RADICAIS 2025

3ª Etapa - Regulamento Particular de Prova

Data do Evento: 06 de Dezembro de 2025

Organização: Panhada Sport

Regido por: Código Automobilístico (CDA) e presente regulamento particular


SUMÁRIO

  1. Objetivo
  2. Categorias e Modalidades
  3. Participação
  4. Inscrições
  5. Estrutura da Apresentação
  6. Manobras Principais
  7. Regras de Pontuação Técnica
  8. Manobras Extras
  9. Falhas, Advertências e Penalizações
  10. Segurança
  11. Julgamento, Jurados e Acesso às Notas
  12. Votação do Público (30%)
  13. Cálculo Final da Pontuação (70/30)
  14. Premiação e Desempate
  15. Disposições Finais
  16. Anexo - Tabela de Penalizações
  17. Resumo Rápido para Pilotos
  18. Sistema SelfPanhada

ARTIGO 1º - OBJETIVO

Promover a cultura automobilística e estimular a prática de manobras radicais de forma segura e responsável.


ARTIGO 2º - CATEGORIAS E MODALIDADES

PARÁGRAFO 1º - MODALIDADE

É uma modalidade esportiva automobilística onde os competidores demonstram habilidades técnicas e de controle do veículo, executando uma série de manobras dentro de um espaço delimitado. A arena de apresentação é protegida por uma barreira de concreto para garantir a segurança dos competidores e espectadores.

PARÁGRAFO 2º - CATEGORIAS

A competição será realizada na modalidade Circuito, com as seguintes categorias:

  • 4 Cilindros - Veículos equipados com motor de 4 cilindros original ou não e aspirado
  • 6 e 8 Cilindros - Veículos equipados com motor de 6 ou 8 cilindros original ou não e aspirado
  • Turbos - Veículos com qualquer número de cilindros e sobre-alimentado

ARTIGO 3º - PARTICIPAÇÃO

Somente poderão participar de competições de manobra os portadores da CÉDULA DESPORTIVA NACIONAL (PMR - Piloto de Manobras Radicais), emitida pela Confederação Brasileira de Automobilismo (CBA) e com idade igual ou superior a 16 anos.

PARÁGRAFO ÚNICO

Somente poderão participar dos treinos livres oficiais, os pilotos devidamente inscritos e com toda a documentação de posse da secretaria da prova, ficando ainda essas participações sujeitas à aprovação dos Organizadores ou Comissários Desportivos.

TIPO DE LICENÇA conforme CDA 2025

  • Piloto de Manobras Radicais (PMR) - Com idade mínima de 16 anos completos por ocasião da emissão da licença

ARTIGO 4º - INSCRIÇÕES

Será obrigatório o preenchimento do formulário de inscrição no sistema de registro da competição. Todos os participantes do evento terão que assinar o termo de compromisso e autorização do uso de imagem e responsabilidade, informando seus dados pessoais. O termo será entregue no momento do credenciamento (dia do evento).

PARÁGRAFO 1º

No ato da inscrição o piloto inscrito no evento deverá apresentar a cédula desportiva nacional de 2025.

PARÁGRAFO 2º - VALOR DE INSCRIÇÃO

Taxa de inscrição no valor de R$ 200,00 (duzentos reais).

PARÁGRAFO 3º - PRAZO DE INSCRIÇÃO

As inscrições e vistorias só serão aceitas até 48 horas antes do dia do evento.

PARÁGRAFO 4º - REGRAS DE INSCRIÇÃO

  • Inscrição de até 2 (dois) pilotos por carro em cada categoria
  • Um piloto pode se inscrever com mais de um carro
  • Cada conjunto piloto/carro constitui uma inscrição separada
  • Ao final das inscrições será feito o sorteio da ordem de largada de cada categoria
  • Inscrição não pode ser transferida ou devolvida

ARTIGO 5º - ESTRUTURA DA APRESENTAÇÃO

DURAÇÃO

Todos os carros têm 2 (dois) minutos regulamentados para a realização das manobras, e encerrar a apresentação após aviso da organização/Comissários.

Importante: A permanência na pista por tempo além dos citados acima estará passível de desclassificação.

BATERIAS

  • Serão 2 (duas) Baterias
  • No início do evento haverá treino no local
  • Em caso de quebra do veículo, o piloto terá o tempo de duração da apresentação para retornar à pista

TEMPO E CRONOGRAMA

  • Arena aberta: 14h até 21h
  • Conforme cronograma

ARENA

Local da Prova: Estacionamento do Parque Shopping Bahia. A arena das manobras terá 80x60m.

A arena de apresentação é protegida por uma barreira de concreto para garantir a segurança dos competidores e espectadores.


ARTIGO 6º - MANOBRAS PRINCIPAIS

MANOBRAS PRINCIPAIS CONSIDERADAS

As seguintes manobras são as únicas que compõem a nota técnica principal:

  • ZERO (Zerinho/Zerão)
  • OITO
  • 180° (Giros de 180° - Múltiplos de 180)

Importante: Apenas essas três manobras principais são avaliadas pelos juízes para compor a pontuação técnica. As manobras extras são utilizadas apenas para fins de desempate.

RESUMO VISUAL DAS MANOBRAS PRINCIPAIS

1. ZERO (Zerinho/Zerão)

Descrição: Realizar voltas completas ao redor de um ponto de referência, mantendo a destracionação ininterrupta das rodas motrizes do veículo.

  • Zerinho: Voltas ao redor de um obstáculo/marcação específica da arena, mantendo a frente do carro o mais próximo possível do obstáculo sem encostar.
  • Zerão: Voltas em traçado aberto, contornando uma área maior da arena, mantendo o veículo próximo aos limites da arena.
Tipo de Pontuação Pontos Critérios
TENTOU 1 ponto Não completou uma volta completa (360 graus)
OK 5 pontos Completou mais de 360 graus mantendo a destracionação. Distância moderada do obstáculo/limite
ÓTIMO 10 pontos Múltiplas voltas completas. Proximidade adequada ao obstáculo/limite
PERFEITO 15 pontos Múltiplas voltas completas com fluidez e constância. Grande proximidade sem encostar
LENDÁRIO 25 pontos* Múltiplas voltas com precisão cirúrgica. Máxima proximidade sem contato. *Ver regra especial

Regra de Falha: Se durante a execução da manobra o piloto derrubar algum obstáculo (no Zerinho) ou bater no limite da arena (no Zerão), será considerada uma falha no zero executado. O piloto pode raspar levemente em ambos os casos, mas não pode afetar sua trajetória nem derrubar o obstáculo.

2. OITO

Descrição: Realizar um traçado em formato de "oito", destracionando ininterruptamente, entre 2 obstáculos da arena, mantendo um ritmo constante e fluido.

Tipo de Pontuação Pontos Critérios
TENTOU 1 ponto Tentou realizar a manobra mas não completou o traçado completo entre os dois obstáculos
OK 5 pontos Completou pelo menos um "oito" completo. Distância moderada dos obstáculos, controle básico
ÓTIMO 10 pontos Múltiplos "oitos" completos com boa técnica. Proximidade adequada, destracionação constante
PERFEITO 15 pontos Múltiplos "oitos" com excelência técnica. Grande proximidade sem encostar, ritmo constante e fluido
LENDÁRIO 25 pontos* Execução excepcional além do perfeito. Máxima proximidade, destracionação perfeita, ritmo impecável. *Ver regra especial

Regra de Falha: Se durante a execução da manobra o piloto derrubar algum obstáculo, será considerada uma falha na manobra executada. O piloto pode raspar levemente nos obstáculos, mas não pode afetar sua trajetória nem derrubar o obstáculo.

3. 180° (GIROS DE 180° - MÚLTIPLOS DE 180)

Descrição: Realizar giros de 180 graus (de frente ou de ré) em uma mesma direção ininterrupta sem parar. A cada giro de 180° em sequência, considera-se continuação da manobra (180°, 360°, 540°, 720°...).

Importante: A pontuação da manobra 180° é calculada multiplicando a pontuação base (da última avaliação do juiz na sequência) pela quantidade de giros de 180° realizados. Vale sempre a última pontuação dada pelo juiz na sequência da manobra.

Tipo de Pontuação Pontos Base Multiplicação Critérios
TENTOU 1 ponto Não multiplica Tentou realizar um giro de 180° mas não completou ou parou durante a execução
OK 5 pontos × quantidade de giros Completou um giro de 180° mantendo a destracionação. Execução básica, controle adequado
ÓTIMO 10 pontos × quantidade de giros Executou o giro com boa técnica. Destracionação constante, controle consistente
PERFEITO 15 pontos × quantidade de giros Executou com excelência técnica. Destracionação perfeita, controle impecável
LENDÁRIO 25 pontos* × quantidade de giros Execução excepcional além do perfeito. Máxima precisão, controle absoluto. *Ver regra especial

EXEMPLO EXPLICATIVO:

Piloto executa: 180° OK360° PERFEITO540° OK

Cálculo: A última pontuação dada pelo juiz foi OK (5 pontos) na sequência de 540° (3 giros de 180°).

Pontuação final: 5 pontos × 3 giros = 15 pontos

Observação: Se o piloto fizer apenas um 180° e conseguir LENDÁRIO, será pontuado como 180° LENDÁRIO (25 pontos × 1 giro = 25 pontos).

Regra de Falha: Não se aplica.


ARTIGO 7º - REGRAS DE PONTUAÇÃO TÉCNICA

TIPOS DE PONTUAÇÃO - EXPLICAÇÃO GERAL

Os seguintes tipos de pontuação são aplicados a todas as manobras principais:

  • TENTOU: 1 ponto - O piloto tentou realizar a manobra mas não completou a execução básica. A destracionação foi iniciada mas não foi mantida de forma contínua ou o traçado não foi finalizado adequadamente.
  • OK: 5 pontos - O piloto completou a execução básica da manobra mantendo a destracionação. A execução foi adequada, com controle básico do veículo, mas sem grande refinamento técnico.
  • ÓTIMO: 10 pontos - O piloto executou a manobra com boa técnica. Manteve controle consistente da destracionação, fluidez no traçado e demonstrou domínio técnico da manobra.
  • PERFEITO: 15 pontos - O piloto executou a manobra com excelência técnica. Destracionação constante e ininterrupta, execução fluida e precisa, demonstrando maestria técnica. Execução impecável.
  • LENDÁRIO: 25 pontos* - O piloto executou a manobra de forma excepcional, além do perfeito. Máxima precisão, controle absoluto, execução com estilo único e maestria técnica. Execução que transcende o perfeito. *Ver regra especial

REGRAS GERAIS DE PONTUAÇÃO

  • A pontuação não é acumulativa - apenas a maior nota recebida por tipo de manobra conta para a pontuação final do juiz.
  • O piloto pode executar a mesma manobra várias vezes durante a apresentação, seja em sequência ou em momentos diferentes. O juiz pode avaliar cada execução e atribuir uma nota, mas apenas a maior nota recebida será considerada na pontuação final.
  • Se o piloto executar a mesma manobra várias vezes em sequência, o juiz pode gostar mais da apresentação e atribuir uma nova nota (melhor ou não). Se a nova nota for maior, ela passa a ser a nota considerada; caso contrário, a nota anterior permanece como a maior.
  • Se o piloto sair para executar outra manobra e depois voltar à manobra anterior, nada impede que ele receba uma nova nota para aquela manobra. Novamente, apenas a maior nota recebida será considerada, independentemente de quando foi executada ou se houve interrupção.
  • Múltiplas pontuações do mesmo tipo de manobra não são somadas - sempre será considerada apenas a melhor execução (maior nota) recebida pelo juiz.

REGRA ESPECIAL - PONTUAÇÃO LENDÁRIO

Somente um piloto pode manter o LENDÁRIO por manobra durante todo o evento. Quando um novo piloto recebe LENDÁRIO, o anterior perde automaticamente e passa a PERFEITO, independente da bateria.

  • REGRA GERAL: Apenas um piloto por manobra pode receber a pontuação LENDÁRIO durante todo o evento
  • CONDIÇÃO OBRIGATÓRIA: O LENDÁRIO só será validado se TODOS os juízes julgarem como LENDÁRIO a manobra feita durante o evento (a qualquer momento, não necessariamente no mesmo instante)
  • INDEPENDÊNCIA DE BATERIA: O LENDÁRIO é válido durante todo o evento, independente da bateria. Um piloto pode tirar o LENDÁRIO de outro mesmo recebendo em baterias diferentes. O LENDÁRIO será sempre atribuído ao último piloto que recebeu LENDÁRIO naquela manobra específica, desde que todos os juízes tenham atribuído LENDÁRIO para aquela manobra
  • VALIDADE DO LENDÁRIO: O LENDÁRIO permanece com o último piloto a receber a pontuação LENDÁRIO na manobra relativa. O LENDÁRIO vale para piloto/manobra durante todo o evento, independente da bateria em que foi recebido
  • LIMITE POR CATEGORIA E MANOBRA: Apenas um LENDÁRIO por categoria e manobra é válido durante todo o evento. Só é válido um LENDÁRIO por combinação de categoria e manobra
  • REGRAS POR TIPO DE MANOBRA:
    • Para Zeros e Oito: Sempre será o último piloto que recebeu LENDÁRIO naquela manobra específica que manterá essa pontuação (desde que todos os juízes tenham atribuído LENDÁRIO para aquela manobra). O LENDÁRIO permanece com esse piloto durante todo o evento para aquela categoria e manobra, independente da bateria. Se um novo piloto receber LENDÁRIO na mesma manobra em uma bateria diferente, ele assumirá o LENDÁRIO e o anterior será substituído por PERFEITO
    • Para 180° (Giros): O LENDÁRIO será atribuído ao piloto que recebeu LENDÁRIO no maior número de giros de 180°. Exemplo: Se o Piloto 1 recebeu LENDÁRIO em 180° (1 giro) na Bateria 1, o Piloto 2 recebeu LENDÁRIO em 360° (2 giros) na Bateria 2, e o Piloto 3 recebeu LENDÁRIO em 180° (1 giro) na Bateria 1, o LENDÁRIO ficará com o Piloto 2, pois recebeu LENDÁRIO no maior número de giros (360° = 2 giros). Se um novo piloto receber LENDÁRIO em um número maior de giros em qualquer bateria, ele assumirá o LENDÁRIO e o anterior será substituído por PERFEITO. O LENDÁRIO permanece com esse piloto durante todo o evento para aquela categoria e manobra, independente da bateria
  • Os demais pilotos que receberem pontuação LENDÁRIO terão essa pontuação automaticamente substituída por PERFEITO
  • Se nem todos os juízes atribuírem LENDÁRIO para a mesma manobra, a pontuação será automaticamente substituída por PERFEITO
  • Esta regra aplica-se a todas as manobras principais (Zeros, Oito, 180°)

PONTUAÇÃO ACUMULATIVA DO JUIZ

A pontuação final de cada juiz é calculada da seguinte forma:

Pontuação do Juiz = (Soma das Pontuações Máximas de cada Manobra Principal) + (Soma das Manobras Extras)

Regras de Cálculo:

  1. Manobras Principais: Para cada tipo de manobra (Zeros, Oito, 180°), considera-se apenas a maior nota recebida pelo juiz. Múltiplas pontuações do mesmo tipo não são somadas, apenas a melhor execução conta.
  2. Manobras Extras: Cada tipo de manobra extra só pode ser pontuada uma única vez por apresentação. Se o piloto executar a mesma manobra extra várias vezes, apenas a primeira execução será pontuada. Todas as manobras extras diferentes executadas são somadas.

EXEMPLO DE CÁLCULO:

  • Zeros: 15 pontos (PERFEITO - maior nota)
  • Oito: 10 pontos (ÓTIMO - maior nota)
  • 180°: 25 pontos* (LENDÁRIO - maior nota) × 2 giros = 50 pontos
  • Acertar no Alvo: 5 pontos
  • Estacionamento: 5 pontos

Total do Juiz: 75 pontos (manobras principais) + 10 pontos (extras) = 85 pontos

DESCONTOS DE PONTUAÇÃO

Serão descontados 10 pontos pelas seguintes situações:

  • a) Batida de frente com o veículo voltando a andar
  • b) Batida de trás com o veículo voltando a andar
  • c) Batida ou raspar uma das laterais com o veículo voltando a andar

ARTIGO 8º - MANOBRAS EXTRAS

REGRA GERAL DE PONTUAÇÃO DAS MANOBRAS EXTRAS:

Cada tipo de manobra extra só pode ser pontuada uma única vez por apresentação. Se o piloto executar a mesma manobra extra várias vezes durante a apresentação, apenas a primeira execução será pontuada. Por exemplo: se o piloto acertar no alvo várias vezes em diferentes momentos da apresentação, ele ganhará apenas os 5 pontos uma vez. A mesma regra se aplica a todas as manobras extras.

Manobra Extra Pontuação Fixa Descrição
Acertar no Alvo 5 pontos Acertou o alvo durante a apresentação (pontuado apenas uma vez, mesmo que acerte várias vezes)
Estacionamento 5 pontos Estacionou em posição específica sem derrubar obstáculos (pontuado apenas uma vez, mesmo que estacione várias vezes)
Cercadinho 5 pontos Realizou manobra no cercadinho (pontuado apenas uma vez, mesmo que execute várias vezes)
Borrachão 3 pontos Realizou manobra de borrachão (pontuado apenas uma vez, mesmo que execute várias vezes)

Observação: As manobras extras são utilizadas para fins de desempate. Todas as manobras extras diferentes executadas são somadas completamente.


ARTIGO 9º - FALHAS, ADVERTÊNCIAS E PENALIZAÇÕES

REGRAS GERAIS DE FALHA

As seguintes situações resultam em falha na manobra executada:

  • Derrubar obstáculos: Se durante a execução da manobra o piloto derrubar algum obstáculo, será considerada uma falha. O piloto pode raspar levemente nos obstáculos, mas não pode afetar sua trajetória nem derrubar o obstáculo.
  • Bater no limite da arena: Se durante a execução da manobra o piloto bater no limite da arena de forma significativa (impacto que afete a trajetória), será considerada uma falha. O piloto pode raspar levemente no limite, mas não pode afetar sua trajetória.
  • Pneus estourados: Se durante a execução da manobra o piloto estiver com pneus estourados, será considerada uma falha na manobra executada.
  • Consequência da falha: Qualquer contato que resulte em derrubada de obstáculo, impacto significativo no limite da arena ou execução com pneus estourados invalidará a execução daquela manobra específica.

ADVERTÊNCIAS

As advertências são penalidades aplicadas pelo Diretor de Prova durante a apresentação do piloto. Diferente das falhas, as advertências não invalidam a manobra executada, mas são registradas e podem resultar em penalizações adicionais.

Situações que resultam em advertência:

  • Retirar uma das rodas do chão: Se durante a execução da manobra o piloto retirar uma das rodas do chão (levantar o veículo), será aplicada uma advertência pelo Diretor de Prova.

Regras sobre advertências:

  • As advertências são julgadas e aplicadas exclusivamente pelo Diretor de Prova.
  • As advertências não invalidam a manobra executada - o piloto pode continuar recebendo pontuação dos juízes normalmente.
  • Cada advertência é registrada e pode resultar em penalizações adicionais conforme definido pelo Diretor de Prova.
  • O Diretor de Prova tem autonomia para aplicar advertências e determinar as consequências acumuladas de múltiplas advertências.

ARTIGO 10º - SEGURANÇA

ITENS OBRIGATÓRIOS - VISTORIAS

  • Uso de capacete
  • Uso cinto de segurança
  • Roupa: calçado fechado, macacão ou calça e camisa de manga comprida
  • Bateria, tanque, banco e acessórios fixados com segurança
  • Alcoolemia zero (teste bafômetro)

NA PISTA

  • Haverá ambulância UTI
  • A arena será cercada com grade disciplinadora e barreira de segurança
  • Contará com extintores e pessoas treinadas a combate a incêndio
  • Contará com pessoal de apoio com bandeiras vermelhas

ALERTAS/SEGURANÇA

Os pilotos deverão ficar atentos ao pessoal de apoio com Bandeiras VERMELHAS, elas serão o sinal para PARAR e/ou SAIR COM O CARRO DA ARENA, para os seguintes casos:

  • a) Esgotado o tempo: Caso o tempo de apresentação do piloto tenha esgotado ele deve se retirar da arena. A insistência em permanecer, receberá uma advertência.
  • b) Pneu estourado: Em caso onde uma das rodas do veículo estiver vazia ou estourada, ou problemas mecânicos, o piloto deverá se retirar da arena. A insistência em permanecer, receberá uma advertência.
  • c) Vazamento de óleo: Proibido veículo permanecer na pista com vazamento de óleo, seja de qualquer situação como vazamento de respiro, reservatório etc. Ao constatar qualquer vazamento o carro será retirado da pista para possíveis reparos.
  • d) Roda no ar: Em qualquer caso onde o veículo retire uma das rodas do chão o piloto terá uma advertência.

ARTIGO 11º - JULGAMENTO, JURADOS E ACESSO ÀS NOTAS

JURADOS

As manobras serão avaliadas por 3 (três) jurados nomeados pela organização e/ou CBA, descritos no RPP do evento. Esses jurados são responsáveis por atribuir as notas para cada apresentação.

OBSERVAÇÃO: Haverá um jurado líder responsável por coordenar o painel de jurados e organizar a votação.

ACESSO ÀS NOTAS DOS JURADOS

Não teremos acesso a notas e marcações. Em casos de revisão será iniciativa dos organizadores e cabe a eles revisar as notas excluindo a obrigatoriedade.


ARTIGO 12º - VOTAÇÃO DO PÚBLICO (30%)

O público avalia a apresentação geral de cada inscrição (carro/piloto) utilizando os mesmos critérios dos juízes:

Classificação Pontos
TENTOU 1 ponto
OK 5 pontos
ÓTIMO 10 pontos
PERFEITO 15 pontos
LENDÁRIO 25 pontos*

Regra de Pontuação:

  • Cada membro do público vota na apresentação geral da inscrição (carro/piloto)
  • A pontuação final do público é calculada pela média aritmética de todos os votos recebidos pela inscrição
  • O voto é relativo à inscrição completa (conjunto carro/piloto), não a manobras individuais

REGRA ESPECIAL - PONTUAÇÃO LENDÁRIO (VOTAÇÃO DO PÚBLICO)

Somente um piloto pode manter o LENDÁRIO por manobra. Quando um novo piloto recebe LENDÁRIO, o anterior perde automaticamente e passa a PERFEITO.

  • O público só pode votar em um LENDÁRIO por vez em toda a competição
  • Toda vez que o público colocar LENDÁRIO em uma apresentação, essa pontuação será automaticamente retirada da apresentação anterior que havia recebido LENDÁRIO
  • Apenas a última apresentação que recebeu votação LENDÁRIO do público mantém essa pontuação
  • A apresentação anterior que perdeu o LENDÁRIO terá sua pontuação automaticamente substituída por PERFEITO (15 pontos)
  • Esta regra garante que apenas uma inscrição pode ter a pontuação LENDÁRIO na votação do público a qualquer momento

Janela de Votação: 2 minutos por apresentação (com 30 segundos de tolerância)


ARTIGO 13º - CÁLCULO FINAL DA PONTUAÇÃO (70/30)

FÓRMULA DA PONTUAÇÃO FINAL

O sistema SelfPanhada calcula a pontuação final combinando a avaliação dos juízes (70%) com a avaliação do público (30%).

Item Peso Cálculo
Nota dos Juízes 70% (Soma das notas dos juízes / nº de juízes)
Nota do Público 30% Média dos votos
Final 100% (Juízes × 0.7) + (Público × 0.3)

EXEMPLO PRÁTICO:

Piloto recebeu:

  • Juiz 1: 85 pontos
  • Juiz 2: 90 pontos
  • Juiz 3: 80 pontos
  • Média dos Juízes: (85 + 90 + 80) / 3 = 85 pontos

Público: Média de 8.5 pontos

Cálculo Final:

Pontuação Final = (85 × 0.7) + (8.5 × 0.3) = 59.5 + 2.55 = 62.05 pontos


ARTIGO 14º - PREMIAÇÃO E DESEMPATE

Serão premiados os três primeiros colocados de cada categoria e somado os pontos para o final da Copa.

CRITÉRIO PARA DESEMPATE FINAL DA COPA

  1. Maior número de participação em etapas
  2. Maior número de 1º lugar, 2º, 3º, 4º, 5º na ordem decrescente

DESCLASSIFICAÇÃO

  • Não obediência aos alertas de segurança
  • Punição por alcoolemia/drogas

ARTIGO 15º - DISPOSIÇÕES FINAIS

AUTORIDADE DESPORTIVA

  • Confederação Brasileira de Automobilismo - CBA
  • Federação de Automobilismo da Bahia – FAB

Endereço: Edifício Empresarial Especial Center, Rua Bahia, sala 206, Pituba – Salvador/BA

Equipe Panhadasport – Manobras e Drift

Este regulamento está sujeito a alterações pela organização do evento, que serão comunicadas com antecedência aos participantes.

Salvador, 25 de Novembro de 2025

Equipe Panhada Sport
Adriano Freitas
CPF: 615.271.575-04


ANEXO - TABELA DE PENALIZAÇÕES

Ação Consequência
Derrubar cone/obstáculo Falha na manobra executada
Bater na barreira/limite da arena Falha na manobra executada
Pneu estourado Falha na manobra executada
Levantar roda (retirar uma das rodas do chão) Advertência (aplicada pelo Diretor de Prova)
Ignorar bandeira vermelha Advertência
3 advertências Desclassificação da etapa
Insistir em permanecer na arena após alerta Expulsão da etapa e suspensão de 1 ano
Batida de frente/trás/lateral (com veículo voltando a andar) Desconto de 10 pontos

RESUMO RÁPIDO PARA PILOTOS

📋 INFORMAÇÕES ESSENCIAIS

  • 2 minutos de apresentação
  • Melhor nota de cada manobra conta (não é acumulativa)
  • LENDÁRIO só vale com todos os juízes apontando a mesma manobra como LENDÁRIO
  • Manobras extras valem 1 vez cada tipo (não acumulam)
  • Penalidades: Derrubar obstáculo = falha; Levantar roda = advertência
  • Regras de segurança: Respeitar bandeiras vermelhas, alcoolemia zero, equipamentos obrigatórios
  • Pontuação final: 70% juízes + 30% público

SISTEMA SELFPANHADA

SOBRE O SISTEMA

O sistema SelfPanhada é uma plataforma digital desenvolvida para gerenciar e calcular automaticamente as pontuações da Copa Baiana de Manobras Radicais.

FUNCIONALIDADES DO SISTEMA

  • Registro de Notas dos Juízes: O sistema registra todas as notas atribuídas pelos juízes para cada manobra executada pelo piloto durante a apresentação.
  • Registro de Manobras e Penalizações: O sistema registra automaticamente todas as manobras executadas, manobras extras realizadas, falhas, advertências e penalizações aplicadas.
  • Cálculo Automático 70/30: O sistema calcula automaticamente a pontuação final combinando 70% da avaliação dos juízes com 30% da avaliação do público, garantindo precisão e transparência.
  • Garantia de Consistência das Regras: O sistema aplica automaticamente todas as regras do regulamento, incluindo:
    • Apenas a maior nota de cada tipo de manobra principal conta
    • Multiplicação por giros na manobra 180°
    • Regra especial do LENDÁRIO (validação por todos os juízes)
    • Manobras extras pontuadas apenas uma vez por tipo
    • Descontos e penalizações aplicados automaticamente
  • Votação do Público: O sistema permite que o público vote durante a apresentação (janela de 2 minutos) e calcula automaticamente a média dos votos.
  • Ranking em Tempo Real: O sistema atualiza o ranking em tempo real conforme as apresentações são avaliadas.

BENEFÍCIOS DO SISTEMA

  • Transparência: Todas as pontuações são registradas e podem ser consultadas
  • Precisão: Cálculos automáticos eliminam erros humanos
  • Consistência: Todas as regras são aplicadas uniformemente para todos os pilotos
  • Agilidade: Resultados calculados e disponibilizados em tempo real
  • Rastreabilidade: Histórico completo de todas as avaliações e pontuações