COPA BAIANA DE MANOBRAS RADICAIS 2025
3ª Etapa - Regulamento Particular de Prova
Data do Evento: 06 de Dezembro de 2025
Organização: Panhada Sport
Regido por: Código Automobilístico (CDA) e presente regulamento particular
SUMÁRIO
- Objetivo
- Categorias e Modalidades
- Participação
- Inscrições
- Estrutura da Apresentação
- Manobras Principais
- Regras de Pontuação Técnica
- Manobras Extras
- Falhas, Advertências e Penalizações
- Segurança
- Julgamento, Jurados e Acesso às Notas
- Votação do Público (30%)
- Cálculo Final da Pontuação (70/30)
- Premiação e Desempate
- Disposições Finais
- Anexo - Tabela de Penalizações
- Resumo Rápido para Pilotos
- Sistema SelfPanhada
ARTIGO 1º - OBJETIVO
Promover a cultura automobilística e estimular a prática de manobras radicais de forma segura e responsável.
ARTIGO 2º - CATEGORIAS E MODALIDADES
PARÁGRAFO 1º - MODALIDADE
É uma modalidade esportiva automobilística onde os competidores demonstram habilidades técnicas e de controle do veículo, executando uma série de manobras dentro de um espaço delimitado. A arena de apresentação é protegida por uma barreira de concreto para garantir a segurança dos competidores e espectadores.
PARÁGRAFO 2º - CATEGORIAS
A competição será realizada na modalidade Circuito, com as seguintes categorias:
- 4 Cilindros - Veículos equipados com motor de 4 cilindros original ou não e aspirado
- 6 e 8 Cilindros - Veículos equipados com motor de 6 ou 8 cilindros original ou não e aspirado
- Turbos - Veículos com qualquer número de cilindros e sobre-alimentado
ARTIGO 3º - PARTICIPAÇÃO
Somente poderão participar de competições de manobra os portadores da CÉDULA DESPORTIVA NACIONAL (PMR - Piloto de Manobras Radicais), emitida pela Confederação Brasileira de Automobilismo (CBA) e com idade igual ou superior a 16 anos.
PARÁGRAFO ÚNICO
Somente poderão participar dos treinos livres oficiais, os pilotos devidamente inscritos e com toda a documentação de posse da secretaria da prova, ficando ainda essas participações sujeitas à aprovação dos Organizadores ou Comissários Desportivos.
TIPO DE LICENÇA conforme CDA 2025
- Piloto de Manobras Radicais (PMR) - Com idade mínima de 16 anos completos por ocasião da emissão da licença
ARTIGO 4º - INSCRIÇÕES
Será obrigatório o preenchimento do formulário de inscrição no sistema de registro da competição. Todos os participantes do evento terão que assinar o termo de compromisso e autorização do uso de imagem e responsabilidade, informando seus dados pessoais. O termo será entregue no momento do credenciamento (dia do evento).
PARÁGRAFO 1º
No ato da inscrição o piloto inscrito no evento deverá apresentar a cédula desportiva nacional de 2025.
PARÁGRAFO 2º - VALOR DE INSCRIÇÃO
Taxa de inscrição no valor de R$ 200,00 (duzentos reais).
PARÁGRAFO 3º - PRAZO DE INSCRIÇÃO
As inscrições e vistorias só serão aceitas até 48 horas antes do dia do evento.
PARÁGRAFO 4º - REGRAS DE INSCRIÇÃO
- Inscrição de até 2 (dois) pilotos por carro em cada categoria
- Um piloto pode se inscrever com mais de um carro
- Cada conjunto piloto/carro constitui uma inscrição separada
- Ao final das inscrições será feito o sorteio da ordem de largada de cada categoria
- Inscrição não pode ser transferida ou devolvida
ARTIGO 5º - ESTRUTURA DA APRESENTAÇÃO
DURAÇÃO
Todos os carros têm 2 (dois) minutos regulamentados para a realização das manobras, e encerrar a apresentação após aviso da organização/Comissários.
Importante: A permanência na pista por tempo além dos citados acima estará passível de desclassificação.
BATERIAS
- Serão 2 (duas) Baterias
- No início do evento haverá treino no local
- Em caso de quebra do veículo, o piloto terá o tempo de duração da apresentação para retornar à pista
TEMPO E CRONOGRAMA
- Arena aberta: 14h até 21h
- Conforme cronograma
ARENA
Local da Prova: Estacionamento do Parque Shopping Bahia. A arena das manobras terá 80x60m.
A arena de apresentação é protegida por uma barreira de concreto para garantir a segurança dos competidores e espectadores.
ARTIGO 6º - MANOBRAS PRINCIPAIS
MANOBRAS PRINCIPAIS CONSIDERADAS
As seguintes manobras são as únicas que compõem a nota técnica principal:
- ZERO (Zerinho/Zerão)
- OITO
- 180° (Giros de 180° - Múltiplos de 180)
Importante: Apenas essas três manobras principais são avaliadas pelos juízes para compor a pontuação técnica. As manobras extras são utilizadas apenas para fins de desempate.
RESUMO VISUAL DAS MANOBRAS PRINCIPAIS
1. ZERO (Zerinho/Zerão)
Descrição: Realizar voltas completas ao redor de um ponto de referência, mantendo a destracionação ininterrupta das rodas motrizes do veículo.
- Zerinho: Voltas ao redor de um obstáculo/marcação específica da arena, mantendo a frente do carro o mais próximo possível do obstáculo sem encostar.
- Zerão: Voltas em traçado aberto, contornando uma área maior da arena, mantendo o veículo próximo aos limites da arena.
| Tipo de Pontuação | Pontos | Critérios |
|---|---|---|
| TENTOU | 1 ponto | Não completou uma volta completa (360 graus) |
| OK | 5 pontos | Completou mais de 360 graus mantendo a destracionação. Distância moderada do obstáculo/limite |
| ÓTIMO | 10 pontos | Múltiplas voltas completas. Proximidade adequada ao obstáculo/limite |
| PERFEITO | 15 pontos | Múltiplas voltas completas com fluidez e constância. Grande proximidade sem encostar |
| LENDÁRIO | 25 pontos* | Múltiplas voltas com precisão cirúrgica. Máxima proximidade sem contato. *Ver regra especial |
Regra de Falha: Se durante a execução da manobra o piloto derrubar algum obstáculo (no Zerinho) ou bater no limite da arena (no Zerão), será considerada uma falha no zero executado. O piloto pode raspar levemente em ambos os casos, mas não pode afetar sua trajetória nem derrubar o obstáculo.
2. OITO
Descrição: Realizar um traçado em formato de "oito", destracionando ininterruptamente, entre 2 obstáculos da arena, mantendo um ritmo constante e fluido.
| Tipo de Pontuação | Pontos | Critérios |
|---|---|---|
| TENTOU | 1 ponto | Tentou realizar a manobra mas não completou o traçado completo entre os dois obstáculos |
| OK | 5 pontos | Completou pelo menos um "oito" completo. Distância moderada dos obstáculos, controle básico |
| ÓTIMO | 10 pontos | Múltiplos "oitos" completos com boa técnica. Proximidade adequada, destracionação constante |
| PERFEITO | 15 pontos | Múltiplos "oitos" com excelência técnica. Grande proximidade sem encostar, ritmo constante e fluido |
| LENDÁRIO | 25 pontos* | Execução excepcional além do perfeito. Máxima proximidade, destracionação perfeita, ritmo impecável. *Ver regra especial |
Regra de Falha: Se durante a execução da manobra o piloto derrubar algum obstáculo, será considerada uma falha na manobra executada. O piloto pode raspar levemente nos obstáculos, mas não pode afetar sua trajetória nem derrubar o obstáculo.
3. 180° (GIROS DE 180° - MÚLTIPLOS DE 180)
Descrição: Realizar giros de 180 graus (de frente ou de ré) em uma mesma direção ininterrupta sem parar. A cada giro de 180° em sequência, considera-se continuação da manobra (180°, 360°, 540°, 720°...).
Importante: A pontuação da manobra 180° é calculada multiplicando a pontuação base (da última avaliação do juiz na sequência) pela quantidade de giros de 180° realizados. Vale sempre a última pontuação dada pelo juiz na sequência da manobra.
| Tipo de Pontuação | Pontos Base | Multiplicação | Critérios |
|---|---|---|---|
| TENTOU | 1 ponto | Não multiplica | Tentou realizar um giro de 180° mas não completou ou parou durante a execução |
| OK | 5 pontos | × quantidade de giros | Completou um giro de 180° mantendo a destracionação. Execução básica, controle adequado |
| ÓTIMO | 10 pontos | × quantidade de giros | Executou o giro com boa técnica. Destracionação constante, controle consistente |
| PERFEITO | 15 pontos | × quantidade de giros | Executou com excelência técnica. Destracionação perfeita, controle impecável |
| LENDÁRIO | 25 pontos* | × quantidade de giros | Execução excepcional além do perfeito. Máxima precisão, controle absoluto. *Ver regra especial |
EXEMPLO EXPLICATIVO:
Piloto executa: 180° OK → 360° PERFEITO → 540° OK
Cálculo: A última pontuação dada pelo juiz foi OK (5 pontos) na sequência de 540° (3 giros de 180°).
Pontuação final: 5 pontos × 3 giros = 15 pontos
Observação: Se o piloto fizer apenas um 180° e conseguir LENDÁRIO, será pontuado como 180° LENDÁRIO (25 pontos × 1 giro = 25 pontos).
Regra de Falha: Não se aplica.
ARTIGO 7º - REGRAS DE PONTUAÇÃO TÉCNICA
TIPOS DE PONTUAÇÃO - EXPLICAÇÃO GERAL
Os seguintes tipos de pontuação são aplicados a todas as manobras principais:
- TENTOU: 1 ponto - O piloto tentou realizar a manobra mas não completou a execução básica. A destracionação foi iniciada mas não foi mantida de forma contínua ou o traçado não foi finalizado adequadamente.
- OK: 5 pontos - O piloto completou a execução básica da manobra mantendo a destracionação. A execução foi adequada, com controle básico do veículo, mas sem grande refinamento técnico.
- ÓTIMO: 10 pontos - O piloto executou a manobra com boa técnica. Manteve controle consistente da destracionação, fluidez no traçado e demonstrou domínio técnico da manobra.
- PERFEITO: 15 pontos - O piloto executou a manobra com excelência técnica. Destracionação constante e ininterrupta, execução fluida e precisa, demonstrando maestria técnica. Execução impecável.
- LENDÁRIO: 25 pontos* - O piloto executou a manobra de forma excepcional, além do perfeito. Máxima precisão, controle absoluto, execução com estilo único e maestria técnica. Execução que transcende o perfeito. *Ver regra especial
REGRAS GERAIS DE PONTUAÇÃO
- A pontuação não é acumulativa - apenas a maior nota recebida por tipo de manobra conta para a pontuação final do juiz.
- O piloto pode executar a mesma manobra várias vezes durante a apresentação, seja em sequência ou em momentos diferentes. O juiz pode avaliar cada execução e atribuir uma nota, mas apenas a maior nota recebida será considerada na pontuação final.
- Se o piloto executar a mesma manobra várias vezes em sequência, o juiz pode gostar mais da apresentação e atribuir uma nova nota (melhor ou não). Se a nova nota for maior, ela passa a ser a nota considerada; caso contrário, a nota anterior permanece como a maior.
- Se o piloto sair para executar outra manobra e depois voltar à manobra anterior, nada impede que ele receba uma nova nota para aquela manobra. Novamente, apenas a maior nota recebida será considerada, independentemente de quando foi executada ou se houve interrupção.
- Múltiplas pontuações do mesmo tipo de manobra não são somadas - sempre será considerada apenas a melhor execução (maior nota) recebida pelo juiz.
REGRA ESPECIAL - PONTUAÇÃO LENDÁRIO
Somente um piloto pode manter o LENDÁRIO por manobra durante todo o evento. Quando um novo piloto recebe LENDÁRIO, o anterior perde automaticamente e passa a PERFEITO, independente da bateria.
- REGRA GERAL: Apenas um piloto por manobra pode receber a pontuação LENDÁRIO durante todo o evento
- CONDIÇÃO OBRIGATÓRIA: O LENDÁRIO só será validado se TODOS os juízes julgarem como LENDÁRIO a manobra feita durante o evento (a qualquer momento, não necessariamente no mesmo instante)
- INDEPENDÊNCIA DE BATERIA: O LENDÁRIO é válido durante todo o evento, independente da bateria. Um piloto pode tirar o LENDÁRIO de outro mesmo recebendo em baterias diferentes. O LENDÁRIO será sempre atribuído ao último piloto que recebeu LENDÁRIO naquela manobra específica, desde que todos os juízes tenham atribuído LENDÁRIO para aquela manobra
- VALIDADE DO LENDÁRIO: O LENDÁRIO permanece com o último piloto a receber a pontuação LENDÁRIO na manobra relativa. O LENDÁRIO vale para piloto/manobra durante todo o evento, independente da bateria em que foi recebido
- LIMITE POR CATEGORIA E MANOBRA: Apenas um LENDÁRIO por categoria e manobra é válido durante todo o evento. Só é válido um LENDÁRIO por combinação de categoria e manobra
- REGRAS POR TIPO DE MANOBRA:
- Para Zeros e Oito: Sempre será o último piloto que recebeu LENDÁRIO naquela manobra específica que manterá essa pontuação (desde que todos os juízes tenham atribuído LENDÁRIO para aquela manobra). O LENDÁRIO permanece com esse piloto durante todo o evento para aquela categoria e manobra, independente da bateria. Se um novo piloto receber LENDÁRIO na mesma manobra em uma bateria diferente, ele assumirá o LENDÁRIO e o anterior será substituído por PERFEITO
- Para 180° (Giros): O LENDÁRIO será atribuído ao piloto que recebeu LENDÁRIO no maior número de giros de 180°. Exemplo: Se o Piloto 1 recebeu LENDÁRIO em 180° (1 giro) na Bateria 1, o Piloto 2 recebeu LENDÁRIO em 360° (2 giros) na Bateria 2, e o Piloto 3 recebeu LENDÁRIO em 180° (1 giro) na Bateria 1, o LENDÁRIO ficará com o Piloto 2, pois recebeu LENDÁRIO no maior número de giros (360° = 2 giros). Se um novo piloto receber LENDÁRIO em um número maior de giros em qualquer bateria, ele assumirá o LENDÁRIO e o anterior será substituído por PERFEITO. O LENDÁRIO permanece com esse piloto durante todo o evento para aquela categoria e manobra, independente da bateria
- Os demais pilotos que receberem pontuação LENDÁRIO terão essa pontuação automaticamente substituída por PERFEITO
- Se nem todos os juízes atribuírem LENDÁRIO para a mesma manobra, a pontuação será automaticamente substituída por PERFEITO
- Esta regra aplica-se a todas as manobras principais (Zeros, Oito, 180°)
PONTUAÇÃO ACUMULATIVA DO JUIZ
A pontuação final de cada juiz é calculada da seguinte forma:
Pontuação do Juiz = (Soma das Pontuações Máximas de cada Manobra Principal) + (Soma das Manobras Extras)
Regras de Cálculo:
- Manobras Principais: Para cada tipo de manobra (Zeros, Oito, 180°), considera-se apenas a maior nota recebida pelo juiz. Múltiplas pontuações do mesmo tipo não são somadas, apenas a melhor execução conta.
- Manobras Extras: Cada tipo de manobra extra só pode ser pontuada uma única vez por apresentação. Se o piloto executar a mesma manobra extra várias vezes, apenas a primeira execução será pontuada. Todas as manobras extras diferentes executadas são somadas.
EXEMPLO DE CÁLCULO:
- Zeros: 15 pontos (PERFEITO - maior nota)
- Oito: 10 pontos (ÓTIMO - maior nota)
- 180°: 25 pontos* (LENDÁRIO - maior nota) × 2 giros = 50 pontos
- Acertar no Alvo: 5 pontos
- Estacionamento: 5 pontos
Total do Juiz: 75 pontos (manobras principais) + 10 pontos (extras) = 85 pontos
DESCONTOS DE PONTUAÇÃO
Serão descontados 10 pontos pelas seguintes situações:
- a) Batida de frente com o veículo voltando a andar
- b) Batida de trás com o veículo voltando a andar
- c) Batida ou raspar uma das laterais com o veículo voltando a andar
ARTIGO 8º - MANOBRAS EXTRAS
REGRA GERAL DE PONTUAÇÃO DAS MANOBRAS EXTRAS:
Cada tipo de manobra extra só pode ser pontuada uma única vez por apresentação. Se o piloto executar a mesma manobra extra várias vezes durante a apresentação, apenas a primeira execução será pontuada. Por exemplo: se o piloto acertar no alvo várias vezes em diferentes momentos da apresentação, ele ganhará apenas os 5 pontos uma vez. A mesma regra se aplica a todas as manobras extras.
| Manobra Extra | Pontuação Fixa | Descrição |
|---|---|---|
| Acertar no Alvo | 5 pontos | Acertou o alvo durante a apresentação (pontuado apenas uma vez, mesmo que acerte várias vezes) |
| Estacionamento | 5 pontos | Estacionou em posição específica sem derrubar obstáculos (pontuado apenas uma vez, mesmo que estacione várias vezes) |
| Cercadinho | 5 pontos | Realizou manobra no cercadinho (pontuado apenas uma vez, mesmo que execute várias vezes) |
| Borrachão | 3 pontos | Realizou manobra de borrachão (pontuado apenas uma vez, mesmo que execute várias vezes) |
Observação: As manobras extras são utilizadas para fins de desempate. Todas as manobras extras diferentes executadas são somadas completamente.
ARTIGO 9º - FALHAS, ADVERTÊNCIAS E PENALIZAÇÕES
REGRAS GERAIS DE FALHA
As seguintes situações resultam em falha na manobra executada:
- Derrubar obstáculos: Se durante a execução da manobra o piloto derrubar algum obstáculo, será considerada uma falha. O piloto pode raspar levemente nos obstáculos, mas não pode afetar sua trajetória nem derrubar o obstáculo.
- Bater no limite da arena: Se durante a execução da manobra o piloto bater no limite da arena de forma significativa (impacto que afete a trajetória), será considerada uma falha. O piloto pode raspar levemente no limite, mas não pode afetar sua trajetória.
- Pneus estourados: Se durante a execução da manobra o piloto estiver com pneus estourados, será considerada uma falha na manobra executada.
- Consequência da falha: Qualquer contato que resulte em derrubada de obstáculo, impacto significativo no limite da arena ou execução com pneus estourados invalidará a execução daquela manobra específica.
ADVERTÊNCIAS
As advertências são penalidades aplicadas pelo Diretor de Prova durante a apresentação do piloto. Diferente das falhas, as advertências não invalidam a manobra executada, mas são registradas e podem resultar em penalizações adicionais.
Situações que resultam em advertência:
- Retirar uma das rodas do chão: Se durante a execução da manobra o piloto retirar uma das rodas do chão (levantar o veículo), será aplicada uma advertência pelo Diretor de Prova.
Regras sobre advertências:
- As advertências são julgadas e aplicadas exclusivamente pelo Diretor de Prova.
- As advertências não invalidam a manobra executada - o piloto pode continuar recebendo pontuação dos juízes normalmente.
- Cada advertência é registrada e pode resultar em penalizações adicionais conforme definido pelo Diretor de Prova.
- O Diretor de Prova tem autonomia para aplicar advertências e determinar as consequências acumuladas de múltiplas advertências.
ARTIGO 10º - SEGURANÇA
ITENS OBRIGATÓRIOS - VISTORIAS
- Uso de capacete
- Uso cinto de segurança
- Roupa: calçado fechado, macacão ou calça e camisa de manga comprida
- Bateria, tanque, banco e acessórios fixados com segurança
- Alcoolemia zero (teste bafômetro)
NA PISTA
- Haverá ambulância UTI
- A arena será cercada com grade disciplinadora e barreira de segurança
- Contará com extintores e pessoas treinadas a combate a incêndio
- Contará com pessoal de apoio com bandeiras vermelhas
ALERTAS/SEGURANÇA
Os pilotos deverão ficar atentos ao pessoal de apoio com Bandeiras VERMELHAS, elas serão o sinal para PARAR e/ou SAIR COM O CARRO DA ARENA, para os seguintes casos:
- a) Esgotado o tempo: Caso o tempo de apresentação do piloto tenha esgotado ele deve se retirar da arena. A insistência em permanecer, receberá uma advertência.
- b) Pneu estourado: Em caso onde uma das rodas do veículo estiver vazia ou estourada, ou problemas mecânicos, o piloto deverá se retirar da arena. A insistência em permanecer, receberá uma advertência.
- c) Vazamento de óleo: Proibido veículo permanecer na pista com vazamento de óleo, seja de qualquer situação como vazamento de respiro, reservatório etc. Ao constatar qualquer vazamento o carro será retirado da pista para possíveis reparos.
- d) Roda no ar: Em qualquer caso onde o veículo retire uma das rodas do chão o piloto terá uma advertência.
ARTIGO 11º - JULGAMENTO, JURADOS E ACESSO ÀS NOTAS
JURADOS
As manobras serão avaliadas por 3 (três) jurados nomeados pela organização e/ou CBA, descritos no RPP do evento. Esses jurados são responsáveis por atribuir as notas para cada apresentação.
OBSERVAÇÃO: Haverá um jurado líder responsável por coordenar o painel de jurados e organizar a votação.
ACESSO ÀS NOTAS DOS JURADOS
Não teremos acesso a notas e marcações. Em casos de revisão será iniciativa dos organizadores e cabe a eles revisar as notas excluindo a obrigatoriedade.
ARTIGO 12º - VOTAÇÃO DO PÚBLICO (30%)
O público avalia a apresentação geral de cada inscrição (carro/piloto) utilizando os mesmos critérios dos juízes:
| Classificação | Pontos |
|---|---|
| TENTOU | 1 ponto |
| OK | 5 pontos |
| ÓTIMO | 10 pontos |
| PERFEITO | 15 pontos |
| LENDÁRIO | 25 pontos* |
Regra de Pontuação:
- Cada membro do público vota na apresentação geral da inscrição (carro/piloto)
- A pontuação final do público é calculada pela média aritmética de todos os votos recebidos pela inscrição
- O voto é relativo à inscrição completa (conjunto carro/piloto), não a manobras individuais
REGRA ESPECIAL - PONTUAÇÃO LENDÁRIO (VOTAÇÃO DO PÚBLICO)
Somente um piloto pode manter o LENDÁRIO por manobra. Quando um novo piloto recebe LENDÁRIO, o anterior perde automaticamente e passa a PERFEITO.
- O público só pode votar em um LENDÁRIO por vez em toda a competição
- Toda vez que o público colocar LENDÁRIO em uma apresentação, essa pontuação será automaticamente retirada da apresentação anterior que havia recebido LENDÁRIO
- Apenas a última apresentação que recebeu votação LENDÁRIO do público mantém essa pontuação
- A apresentação anterior que perdeu o LENDÁRIO terá sua pontuação automaticamente substituída por PERFEITO (15 pontos)
- Esta regra garante que apenas uma inscrição pode ter a pontuação LENDÁRIO na votação do público a qualquer momento
Janela de Votação: 2 minutos por apresentação (com 30 segundos de tolerância)
ARTIGO 13º - CÁLCULO FINAL DA PONTUAÇÃO (70/30)
FÓRMULA DA PONTUAÇÃO FINAL
O sistema SelfPanhada calcula a pontuação final combinando a avaliação dos juízes (70%) com a avaliação do público (30%).
| Item | Peso | Cálculo |
|---|---|---|
| Nota dos Juízes | 70% | (Soma das notas dos juízes / nº de juízes) |
| Nota do Público | 30% | Média dos votos |
| Final | 100% | (Juízes × 0.7) + (Público × 0.3) |
EXEMPLO PRÁTICO:
Piloto recebeu:
- Juiz 1: 85 pontos
- Juiz 2: 90 pontos
- Juiz 3: 80 pontos
- Média dos Juízes: (85 + 90 + 80) / 3 = 85 pontos
Público: Média de 8.5 pontos
Cálculo Final:
Pontuação Final = (85 × 0.7) + (8.5 × 0.3) = 59.5 + 2.55 = 62.05 pontos
ARTIGO 14º - PREMIAÇÃO E DESEMPATE
Serão premiados os três primeiros colocados de cada categoria e somado os pontos para o final da Copa.
CRITÉRIO PARA DESEMPATE FINAL DA COPA
- Maior número de participação em etapas
- Maior número de 1º lugar, 2º, 3º, 4º, 5º na ordem decrescente
DESCLASSIFICAÇÃO
- Não obediência aos alertas de segurança
- Punição por alcoolemia/drogas
ARTIGO 15º - DISPOSIÇÕES FINAIS
AUTORIDADE DESPORTIVA
- Confederação Brasileira de Automobilismo - CBA
- Federação de Automobilismo da Bahia – FAB
Endereço: Edifício Empresarial Especial Center, Rua Bahia, sala 206, Pituba – Salvador/BA
Equipe Panhadasport – Manobras e Drift
Este regulamento está sujeito a alterações pela organização do evento, que serão comunicadas com antecedência aos participantes.
Salvador, 25 de Novembro de 2025
Equipe Panhada Sport
Adriano Freitas
CPF: 615.271.575-04
ANEXO - TABELA DE PENALIZAÇÕES
| Ação | Consequência |
|---|---|
| Derrubar cone/obstáculo | Falha na manobra executada |
| Bater na barreira/limite da arena | Falha na manobra executada |
| Pneu estourado | Falha na manobra executada |
| Levantar roda (retirar uma das rodas do chão) | Advertência (aplicada pelo Diretor de Prova) |
| Ignorar bandeira vermelha | Advertência |
| 3 advertências | Desclassificação da etapa |
| Insistir em permanecer na arena após alerta | Expulsão da etapa e suspensão de 1 ano |
| Batida de frente/trás/lateral (com veículo voltando a andar) | Desconto de 10 pontos |
RESUMO RÁPIDO PARA PILOTOS
📋 INFORMAÇÕES ESSENCIAIS
- 2 minutos de apresentação
- Melhor nota de cada manobra conta (não é acumulativa)
- LENDÁRIO só vale com todos os juízes apontando a mesma manobra como LENDÁRIO
- Manobras extras valem 1 vez cada tipo (não acumulam)
- Penalidades: Derrubar obstáculo = falha; Levantar roda = advertência
- Regras de segurança: Respeitar bandeiras vermelhas, alcoolemia zero, equipamentos obrigatórios
- Pontuação final: 70% juízes + 30% público
SISTEMA SELFPANHADA
SOBRE O SISTEMA
O sistema SelfPanhada é uma plataforma digital desenvolvida para gerenciar e calcular automaticamente as pontuações da Copa Baiana de Manobras Radicais.
FUNCIONALIDADES DO SISTEMA
- Registro de Notas dos Juízes: O sistema registra todas as notas atribuídas pelos juízes para cada manobra executada pelo piloto durante a apresentação.
- Registro de Manobras e Penalizações: O sistema registra automaticamente todas as manobras executadas, manobras extras realizadas, falhas, advertências e penalizações aplicadas.
- Cálculo Automático 70/30: O sistema calcula automaticamente a pontuação final combinando 70% da avaliação dos juízes com 30% da avaliação do público, garantindo precisão e transparência.
- Garantia de Consistência das Regras: O sistema aplica automaticamente todas as regras do
regulamento, incluindo:
- Apenas a maior nota de cada tipo de manobra principal conta
- Multiplicação por giros na manobra 180°
- Regra especial do LENDÁRIO (validação por todos os juízes)
- Manobras extras pontuadas apenas uma vez por tipo
- Descontos e penalizações aplicados automaticamente
- Votação do Público: O sistema permite que o público vote durante a apresentação (janela de 2 minutos) e calcula automaticamente a média dos votos.
- Ranking em Tempo Real: O sistema atualiza o ranking em tempo real conforme as apresentações são avaliadas.
BENEFÍCIOS DO SISTEMA
- Transparência: Todas as pontuações são registradas e podem ser consultadas
- Precisão: Cálculos automáticos eliminam erros humanos
- Consistência: Todas as regras são aplicadas uniformemente para todos os pilotos
- Agilidade: Resultados calculados e disponibilizados em tempo real
- Rastreabilidade: Histórico completo de todas as avaliações e pontuações
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